PROGRAMA
DE CORREÇÃO DE FLUXO /2012 - PROJETO PREVENÇÃO DAS
DROGAS E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
IDENTIFICAÇÃO: Localizada no Bairro São Pedro, na cidade de Navegantes, foi fundada em 14 de agosto de 1956 e denominada “Escola Mista Estadual Desdobrada de Salseirinhos”, pertencendo ao Distrito de Itajaí. Atualmente a E.E.B. Professora Irene Romão atende alunos do ensino fundamental e ensino Médio.
TÍTULO DO PROJETO: Prevenção ao uso de Drogas e Sexualidade na Adolescência.
QUEM PROPÕE: Anaquel Mattos da Fonseca (Artes); Ursula Garcia Bett (Matemática); Marine R. P. Reiser (Ed. Física); Ziláh C. Voigth (Orient. Educacional).
PÚBLICO ALVO: Sala de Correção de Fluxo; Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e Famílias.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Maio a dezembro/2012.
PARCEIROS: Profissionais da saúde; Professores; Coordenadores Pedagógicos; Policia Militar; Pastoral da Sobriedade;
INTRODUÇÃO:
É função social da Escola, trabalhar os fundamentos do Estado Democrático de Direito, estipulados no Art. 1º da Constituição Federal: a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais. Promovendo a socialização e o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Todas essas questões são trazidas pelos alunos para dentro da escola. Cabe a mesma desenvolver ação crítica, reflexiva e educativa. Nossa Unidade Escolar inseriu por meio da transversalidade estes temas no currículo. Os assuntos são trabalhados em diferentes níveis de profundidade, integração e extensão, conforme a necessidade, a realidade e a relevância de abordagem do tema. A princípio este projeto foi elaborado objetivando atender a clientela da Sala de Correção de Fluxo. Porém, quando o assunto é sexualidade ou uso de drogas lícitas ou ilícitas, há por parte dos alunos uma grande inquietação e há um grande questionamento sobre o assunto levantado. Com base nestes fatos este projeto foi estendido às demais séries. A escola não é uma ilha e reflete a realidade da comunidade onde está inserida. Faz-se necessário uma educação preventiva e de conscientização dos alunos, pais, professores. O desafio maior é trabalhar a prevenção na escola visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens quanto ao uso das drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), infecção pelo HIV e a gravidez não planejada. Os temas elencados neste projeto serão trabalhados de forma sistemática e contínua, respeitando os princípios e as normas da legalidade que definem a convivência social. Serão trabalhados à diversidade sexual GLBTT, a Educação e Prevenção na Sexualidade, a Prevenção de Drogas, o Bullying, a Cidadania e os Direitos Humanos.
JUSTIFICATIVA:
Os tópicos foram elencados em função das urgências que a comunidade escolar apresenta. Dada as diversas realidades da clientela que este ano a compõe, das muitas mudanças sociais e dos problemas que surgiram. A comunidade em que a escola está inserida vem enfrentando problemas, que estão tomando sérias proporções a nível social e econômico. Muitos adolescentes que freqüentam a escola estão engrossando as estatísticas do crescente número de usuários de drogas e paralelo a esta realidade, destacamos o número de adolescentes que têm vida sexual ativa e já contraíram algumas doenças sexualmente transmissíveis. Estes fatos pedem da parte da equipe pedagógica uma atenção especial. Os profissionais da educação devem integrar nos planejamentos estes temas, abordando-os na transversalidade e de forma interdisciplinar. Interagindo constantemente com estes assuntos, sem ocultá-los ou ignorá-los. A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade escolar, que apresenta um elevado percentual de pessoas envolvidas com o uso do álcool, cigarro, drogas ilícitas entre elas maconha, cocaína e outras mais, contribuindo para o aumento da violência. A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações.
OBJETIVO GERAL:
Contribuir para o enfrentamento da problemática do uso de drogas, da violência e da sexualidade de jovens e adolescentes da unidade escolar promovendo ações articuladas com a escola e profissionais da saúde para desenvolver a saúde integral de nosso alunado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas, violência e sexualidade;
· Dialogar sobre a gravidez na adolescência e suas conseqüências;
· Organizar palestras e sensibilizar os jovens para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas fazendo com que os jovens percebam o seu papel de cidadão;
· Sensibilizar os professores para a abordagem da questão;
· Desenvolver a espontaneidade e a auto estima dos alunos;
· Mobilizar a opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta;
· Reconhecer como discriminações culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e ao feminino, posicionando-os contra discriminações a eles associados;
· Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores.
IDENTIFICAÇÃO: Localizada no Bairro São Pedro, na cidade de Navegantes, foi fundada em 14 de agosto de 1956 e denominada “Escola Mista Estadual Desdobrada de Salseirinhos”, pertencendo ao Distrito de Itajaí. Atualmente a E.E.B. Professora Irene Romão atende alunos do ensino fundamental e ensino Médio.
TÍTULO DO PROJETO: Prevenção ao uso de Drogas e Sexualidade na Adolescência.
QUEM PROPÕE: Anaquel Mattos da Fonseca (Artes); Ursula Garcia Bett (Matemática); Marine R. P. Reiser (Ed. Física); Ziláh C. Voigth (Orient. Educacional).
PÚBLICO ALVO: Sala de Correção de Fluxo; Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e Famílias.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Maio a dezembro/2012.
PARCEIROS: Profissionais da saúde; Professores; Coordenadores Pedagógicos; Policia Militar; Pastoral da Sobriedade;
INTRODUÇÃO:
É função social da Escola, trabalhar os fundamentos do Estado Democrático de Direito, estipulados no Art. 1º da Constituição Federal: a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais. Promovendo a socialização e o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Todas essas questões são trazidas pelos alunos para dentro da escola. Cabe a mesma desenvolver ação crítica, reflexiva e educativa. Nossa Unidade Escolar inseriu por meio da transversalidade estes temas no currículo. Os assuntos são trabalhados em diferentes níveis de profundidade, integração e extensão, conforme a necessidade, a realidade e a relevância de abordagem do tema. A princípio este projeto foi elaborado objetivando atender a clientela da Sala de Correção de Fluxo. Porém, quando o assunto é sexualidade ou uso de drogas lícitas ou ilícitas, há por parte dos alunos uma grande inquietação e há um grande questionamento sobre o assunto levantado. Com base nestes fatos este projeto foi estendido às demais séries. A escola não é uma ilha e reflete a realidade da comunidade onde está inserida. Faz-se necessário uma educação preventiva e de conscientização dos alunos, pais, professores. O desafio maior é trabalhar a prevenção na escola visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens quanto ao uso das drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), infecção pelo HIV e a gravidez não planejada. Os temas elencados neste projeto serão trabalhados de forma sistemática e contínua, respeitando os princípios e as normas da legalidade que definem a convivência social. Serão trabalhados à diversidade sexual GLBTT, a Educação e Prevenção na Sexualidade, a Prevenção de Drogas, o Bullying, a Cidadania e os Direitos Humanos.
JUSTIFICATIVA:
Os tópicos foram elencados em função das urgências que a comunidade escolar apresenta. Dada as diversas realidades da clientela que este ano a compõe, das muitas mudanças sociais e dos problemas que surgiram. A comunidade em que a escola está inserida vem enfrentando problemas, que estão tomando sérias proporções a nível social e econômico. Muitos adolescentes que freqüentam a escola estão engrossando as estatísticas do crescente número de usuários de drogas e paralelo a esta realidade, destacamos o número de adolescentes que têm vida sexual ativa e já contraíram algumas doenças sexualmente transmissíveis. Estes fatos pedem da parte da equipe pedagógica uma atenção especial. Os profissionais da educação devem integrar nos planejamentos estes temas, abordando-os na transversalidade e de forma interdisciplinar. Interagindo constantemente com estes assuntos, sem ocultá-los ou ignorá-los. A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade escolar, que apresenta um elevado percentual de pessoas envolvidas com o uso do álcool, cigarro, drogas ilícitas entre elas maconha, cocaína e outras mais, contribuindo para o aumento da violência. A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações.
OBJETIVO GERAL:
Contribuir para o enfrentamento da problemática do uso de drogas, da violência e da sexualidade de jovens e adolescentes da unidade escolar promovendo ações articuladas com a escola e profissionais da saúde para desenvolver a saúde integral de nosso alunado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas, violência e sexualidade;
· Dialogar sobre a gravidez na adolescência e suas conseqüências;
· Organizar palestras e sensibilizar os jovens para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas fazendo com que os jovens percebam o seu papel de cidadão;
· Sensibilizar os professores para a abordagem da questão;
· Desenvolver a espontaneidade e a auto estima dos alunos;
· Mobilizar a opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta;
· Reconhecer como discriminações culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e ao feminino, posicionando-os contra discriminações a eles associados;
· Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores.
METODOLOGIA:
· Parcerias com os diferentes segmentos sociais (Policia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Profissionais da Educação);
· Ministração de palestras sobre princípios e valores, responsabilidade social, prevenção contra o uso de drogas, o Bullying, o tráfico humano e a sexualidade;
· Pesquisas e debates em sala de aula sobre os temas;
· Confecção de murais com base nas pesquisas e palestras;
· Criação e apresentação de peças teatrais e composição de poemas sobre os temas;
· Exibição de Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas, tráfico humano, prostituição, documentários, etc;
· Apresentação musical com depoimentos de ex–viciados.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
As ações deste projeto serão desenvolvidas durante todo o ano letivo, de forma contínua e deverão ser repetidas durante os próximos anos letivos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será diagnóstica e contínua. Espera-se que no decorrer da realização deste projeto os alunos possam desenvolver sua autoestima, assumindo uma caráter de agentes multiplicadores e cooperadores. Espera-se que os alunos consigam superar os fatores de risco, agindo com responsabilidade, preservando a saúde de forma integral.
REFERÊNCIAS:
· MÓDULO, Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. 286p.
· PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, Porto Nacional: Centro de Ensino Médio Félix Camoa. 2011.105p.
· PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, Porto Nacional: Centro de Ensino Médio Félix Camoa. 2011.105p.
· PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Pluralidade Cultural e Orientação Sexual – Temas Transversáis. Volumes 1, 8 e 10. – MEC 1997.
FOTOS DO PROJETO PREVENÇÃO DAS DROGAS E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
Palestrante Profº Luís A. Ramos Xavier
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